quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

FORUM - Conhecendo os recursos da WEB 2.0

Uma das atividades assíncronas mais comuns em EAD são os fóruns de discussão, em que os comentários do professor e dos alunos são publicados em uma área a que todos os membros de um grupo têm acesso. Os fóruns podem ser moderados (quando o professor ou algum assistente precisa ler os comentários dos alunos antes de publicá-los) ou livres (quando os comentários são automaticamente publicados, sem a mediação de uma pessoa). Em alguns casos, os novos tópicos nos fóruns podem ser criados apenas pelo professor, em outros casos também pelos alunos. As perguntas podem ser propostas pelo professor, mas a interação pode ser mais livre, e os próprios alunos podem fazer perguntas e, inclusive, responder às dúvidas dos colegas. É possível restringir ou permitir mensagens anônimas. Muitos fóruns permitem que sejam anexados arquivos. Como no caso dos chats, um fórum pode pressupor a leitura de um texto ou simplesmente propor um tema para o debate. Nos fóruns chamados role playing (ou interpretações de papéis), os alunos assumem determinados papéis ao prepararem suas respostas, que podem ser mais otimistas ou pessimistas, como a função de advogado do diabo etc. alguns alunos podem ser responsáveis pelo pontapé inicial, resumindo um texto e propondo questões para discussão. Outros podem ficar responsáveis por resumir e encerrar um debate, apontando questões que ainda permanecem abertas. Nesses casos, os alunos transformam-se em professores, e o professor pode desempenhar a função de conectar alguns fragmentos do debate, “ensinando” conteúdo apenas quando necessário.
Pela importância dos fóruns em EAD, é essencial que os professores estejam adequados ao uso, para que evitem, de um lado, dominar completamente as discussões tolhendo assim a liberdade de expressão de seus alunos), e , do outro lado, não fiquem totalmente ausentes (dando a impressão de abandono dos alunos). É interessante convidar especialistas que não fazem parte da turma e que dominam o tema a ser discutido, o que enriquece muito o debate. Pré-textos bem selecionados, um professor hábil no uso dos fóruns e um grupo de alunos treinados podem garantir um curso on-line de excelente qualidade, com resultados de aprendizagem muito positivos para os alunos.

4 comentários:

  1. Muito útil e prática sua descrição de como usar fóruns na educação.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo seu trabalho Reinaldo... Parabéns !!

    Att.
    Jeferson Massinhan

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo ficou ótimo seu blog. Eu também acredito que o professor deve está adequado e preparado para utilizar didaticamente essa ferramente que é muito importante para o desenvolvimento do aluno na Educação a Distância.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das informações do seu blog! Estão claras e objetivas,além de propiciar uma reflexão sobre o utilização do fórum como recurso didático para cursos a distância.
    Cláudia L.da S. Couto

    ResponderExcluir